Capa

Copa Truck Automobilismo

Beto Monteiro e Leandro Totti conquistam vitórias históricas em Londrina

Maior vencedor da Copa Truck Petrobras no norte do Paraná triunfou pela quarta vez seguida no traçado; com mais de 20 anos de carreira, o ‘Marvado’ conquistou um primeiro lugar inédito correndo de caminhão

13.04.2025  |  1.854 visualizações

O segundo capítulo da maior temporada da história da Copa Truck Petrobras foi concluído neste domingo (13) de duas corridas emocionantes no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina, no norte do Paraná. O alto nível técnico do grid e a instabilidade climática garantiram uma rodada de fatos notáveis. Beto Monteiro consolidou sua condição de ‘Rei de Londrina’ e venceu pela quarta vez na pista de 3.135 metros na categoria dos ‘brutos’ a bordo do Volkswagen Meteor #88 da equipe R9 Competições. Já a Corrida 2 foi vencida por um dos donos da casa neste fim de semana. Depois de inúmeras tentativas, finalmente Leandro Totti triunfou na pista correndo de caminhão e subiu ao topo do pódio após cruzar a linha de chegada com o Iveco S-Way da Vannucci Racing, equipe que também acelerou em casa nesta jornada.

Com bom público no complexo esportivo localizado na Capital do Café, a Copa Truck Petrobras conviveu o tempo todo com a possibilidade de chuva ao longo deste domingo. A pista ficou úmida em razão de uma garoa minutos antes da largada, mas a chuva somente deu as caras pra valer em Londrina depois da bandeirada, quando os melhores pilotos faziam a festa no pódio.

Dono de uma vitória e uma terceira colocação, Leandro Totti foi o maior pontuador da etapa, com 38 pontos. E o atual campeão, Felipe Giaffone, marcou um segundo e um quarto lugares e assumiu a liderança da tabela de pontos com 62 tentos, um a mais que André Marques. Raphael Abbate fecha o top-3 da ordem do campeonato após quatro corridas.

Quatro vezes Beto: uma discreta garoa deu as caras pouco antes da abertura de boxes fez a direção de prova determinar a corrida em condição de chuva no momento em que o asfalto estava úmido em alguns setores do traçado de 3.135 metros.

A condição úmida da pista tornou a largada uma grande incógnita em Londrina, com uma primeira fila formada por dois dos mais ‘cascudos’ pilotos do grid: Beto Monteiro na pole e Leandro Totti em segundo. O ‘Marvado’ fez jus ao apelido, passou o bicampeão por fora e assumiu a ponta logo no início da prova.

Foi uma corrida de disputas contundentes, como a de Paulo Salustiano e Bia Figueiredo, e de forte escalada do atual campeão Felipe Giaffone, que iniciou a prova em oitavo e ocupava a quinta posição depois de cinco voltas. Na frente, Totti não conseguiu abrir vantagem e possibilitou a aproximação de Beto Monteiro, Danilo Dirani e Roberval Andrade, que vinham logo atrás.

Com performance ligeiramente melhor, o pernambucano passou Totti e reassumiu o primeiro lugar. O piloto da Vannucci Racing perdeu ritmo de forma gradual e foi ultrapassado por Dirani na sequência. O top-3 foi mantido depois da relargada, que teve ainda um embate entre Totti e Roberval Andrade na disputa pelo terceiro lugar. Giaffone tirou proveito da situação e subiu uma posição para assumir o quarto posto.

O safety truck interveio novamente após Maicon Roncen (Elite) ter ficado parado na pista. Foi uma bandeira amarela breve, e Leandro Totti aproveitou a nova relargada e chegou a passar Dirani, mas o paulista retomou o segundo lugar. A vitória ficou com Beto Monteiro, pela quarta vez em Londrina, e Totti completou o pódio. Giaffone terminou em quarto, seguido por Raphael Abbate, Jaidson Zini, André Marques e Victor Franzoni, que obteve o direito de largar na frente na Corrida 2.

O brilho do ‘Marvado’: a prova mais ‘pegada’ da etapa reservou muitas emoções em Londrina. Foram muitas batalhas ao longo da corrida, como foi entre Leandro Totti e Jaidson Zini e Paulo Salustiano e Beto Monteiro.

Com toda sua experiência, André Marques fez a ultrapassagem em cima de Franzoni e assumiu a ponta. O jovem da Tiger Team perdeu performance e caiu para quinto lugar. Na frente, além de Marques, outros dois grandes da Copa Truck Petrobras: Leandro Totti superou Felipe Giaffone e subiu para a segunda posição.

Imparável, Leandro Totti partiu rumo à vitória depois de passar André Marques. Felipe Giaffone andou perto, esboçou uma pressão final, mas ficou com a segunda colocação. Primeira vitória do ‘Marvado’ correndo em casa, Londrina, terminando 0s456 à frente do tricampeão, com André Marques em terceiro, Raphael Abbate em quarto e Victor Franzoni completando o pódio.

A terceira das nove etapas previstas para a temporada 2025 da Copa Truck Petrobras está marcada para os dias 17 e 18 de maio e terá lugar no Autódromo de Interlagos, o ‘templo do automobilismo brasileiro’, em São Paulo.

Confira os resultados das corridas deste domingo em Londrina na classe Super Truck Pro:

Corrida 1
1º - Beto Monteiro (R9 Competições/Volkswagen), 14 voltas em 28min09s201
2º - Danilo Dirani (Iveco Usual Racing/Iveco), a 1s740
3º - Leandro Totti (Vannucci Racing/Iveco), a 2s761
4º - Felipe Giaffone (R9 Competições/Volkswagen), a 3s821
5º - Raphael Abbate (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 5s889
6º - Jaidson Zini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 6s531
7º - André Marques (R9 Competições/Volkswagen), a 7s333
8º - Victor Franzoni (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 8s349
9º - Danilo Alamini (R9 Competições/Volkswagen), a 9s132
10º - Evandro Camargo (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 9s504
11º - Wellington Cirino (Iveco Usual Racing/Iveco), a 10s297
12º - Bia Figueiredo (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 10s828
13º - Débora Rodrigues (R9 Competições/Volkswagen), a 12s877
14º - Paulo Salustiano (R9 Competições/Volkswagen), a 14s813
15º - Roberval Andrade (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 1 volta
16º - Adalberto Jardim (AJ5 Eco Sports/Mercedes-Benz), a 1 volta
17º - Pedro Paulo Fernandes (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 1 volta
18º - Felipe Tozzo (Dakar Motorsport/Iveco), a 1 volta
19º -  Alberto Cattucci (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 1 volta
20º - Luiz Lopes (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 3 voltas

Não completaram
Fabio Fogaça (Tokio Petro Racing/Mercedes-Benz), a 7 voltas
Thiago Rizzo (R9 Competições/Volkswagen), a 7 voltas


Corrida 2
1º - Leandro Totti (Vannucci Racing/Iveco), 10 voltas em 23in01s184
2º - Felipe Giaffone (R9 Competições/Volkswagen), a 0s456
3º - André Marques (R9 Competições/Volkswagen), a 4s394
4º - Raphael Abbate (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 5s032
5º - Victor Franzoni (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 5s675
6º - Bia Figueiredo (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 6s520
7º - Danilo Alamini (R9 Competições/Volkswagen), a 13s117
8º - Evandro Camargo (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 14s026
9º - Pedro Paulo Fernandes (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 15s707
10º - Wellington Cirino (Iveco Usual Racing/Iveco), a 16s382
11º - Danilo Dirani (Iveco Usual Racing/Iveco), a 17s888
12º - Thiago Rizzo (R9 Competições/Volkswagen), a 21s392
13º - Débora Rodrigues (R9 Competições/Volkswagen), a 22s459
14º - Alberto Cattucci (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 24s165
15º - Adalberto Jardim (AJ5 Eco Sports/Mercedes-Benz), a 48s622
16º - Beto Monteiro (R9 Competições/Volkswagen), a 3 voltas
17º - Jaidson Zini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 3 voltas

Não completaram
Luiz Lopes (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 6 voltas
Paulo Salustiano (R9 Competições/Volkswagen), a 7 voltas
Felipe Tozzo (Dakar Motorsport/Iveco), a 10 voltas
Roberval Andrade (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), não largou
Fabio Fogaça (Tokio Petro Racing/Mercedes-Benz), não largou

CALENDÁRIO 2025

Etapa 1 - 23 de março - Campo Grande (MS)
Etapa 2 - 13 de abril - Londrina (PR)
Etapa 3 - 18 de maio - Interlagos (SP)
Etapa 4 - 15 de junho - Rio Grande do Sul (RS)
Etapa 5 - 13 de julho - Cascavel (PR)
Etapa 6 - 24 de agosto - Santa Cruz do Sul (RS)
Etapa 7 - 21 de setembro - Curvelo (MG)
Etapa 8 - 19 de outubro - Londrina (PR)
Etapa 9 - 7 de dezembro - Interlagos (SP) 

 

A Copa Truck Petrobras tem o patrocínio Petrobras Governo Federal.

Comunicação Copa Truck Petrobras
Contato:
 Bruno Vicaria (11) 981963069 

Comunicação Petrobras 
imprensa@petrobras.com.br

Mais notícias: www.copatruck.com.br

Fique por dentro de nossas redes sociais
Instagram: 
www.instagram.com/copatruck
Facebook: www.facebook.com/copatruck
Twitter: 
www.twitter.com/copatruck

  • Londrina foi palco de duas grandes corridas na tarde deste domingo
    (Duda Bairros)

  • A visitação aos boxes é uma das atrações a Copa Truck Petrobras
    (Duda Bairros)

  • Beto Monteiro consolidou grande fim de semana com vitória na Corrida 1
    (Duda Bairros)

  • O bom público agitou o Autódromo Internacional Ayrton Senna
    (Duda Bairros)

  • Detalhe do duelo entre Beto Monteiro e Leandro Totti na Corrida 1
    (Duda Bairros)

  • Leandro Totti conquistou vitória que perseguiu por mais de 20 anos
    (Duda Bairros)

  • Beto Monteiro e a bandeirada da vitória na Corrida 1
    (Duda Bairros)

  • Danilo Dirani salvou um pódio na primeira prova da etapa
    (Duda Bairros)

  • A largada da movimentada Corrida 2 no norte do Paraná
    (Duda Bairros)

  • Felipe Giaffone (#4) assumiu a liderança depois da etapa de Londrina
    (Duda Bairros)

  • A Copa Truck Petrobras entregou espetáculo neste domingo em Londrina
    (Duda Bairros)

Leia também...

18.05.2025

Pedro Perdoncini e Arthur Scherer vivem domingo vitorioso na Elite em Interlagos

Em dia da ASG Motorsport, o paranaense triunfou de ponta a ponta na primeira corrida, enquanto o estreante paulista superou os desafios de uma disputa bastante acirrada e movimentada para vencer de forma inédita na categoria

18.05.2025

Leandro Totti coroa fim de semana perfeito e "varre" etapa de Interlagos

Pole position, o "Marvado" venceu as duas corridas deste domingo com o Iveco #73 da Vannucci Racing, chegando assim a três triunfos seguidos na temporada

17.05.2025

Leandro Totti consolida fase iluminada com pole position em Interlagos

Nem mesmo uma punição no início do Top Qualifying tirou a tranquilidade do "Marvado", que partiu para conquistar a posição de honra. Roberval Andrade dividirá a primeira fila na primeira corrida da etapa, a partir de 14h10 de domingo

17.05.2025

Pedro Perdoncini larga na pole position da Elite em Interlagos

Paranaense consolidou a boa forma apresentada nos treinos livres e conquistou sua primeira pole na temporada. Outro bom nome da tarde foi o estreante Arthur Scherer, que assegurou o segundo melhor tempo da classificação

Entre em contato