A 34ª edição da Cascavel de Ouro será disputada neste domingo (1º) no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel, apresentando como novidade a restrição do grid a carros produzidos a partir de 2018. Com regulamento técnico baseado no da Turismo Nacional, a prova terá três horas de duração e premiará os vencedores com R$ 100 mil, além do troféu mais tradicional do esporte brasileiro, que destaca uma serpente confeccionada em ouro.
Considerados os imprevistos que tiraram cinco carros do grid na semana do evento, a Cascavel de Ouro contabiliza 45 carros inscritos. Desses, 24 compõem o grid principal e outros 21 estão contemplados em uma das novidades do evento, a Cascavel de Prata, para os carros produzidos entre 1997 e 2017, com duas horas de disputas e prêmio em dinheiro de R$ 50 mil para os vencedores. A lista inclui modelos como VW Gol da segunda geração, Fiat Palio, Ford Ka e Fiesta, GM Celta, Renault Clio e Peugeot 207, entre outros.
Com as corridas em dias diferentes, vários pilotos optaram por participar das duas – a Cascavel de Prata terá sua primeira edição na tarde de sábado (31), com largada às 13h15, e a Cascavel de Ouro será disputada na manhã de domingo, a partir das 11h35. As duas terão transmissão ao vivo pela CATVE, afiliada paranaense da Rede Cultura, além da Paraná Turismo TV e de plataformas digitais como Facebook e YouTube, cujos canais serão através do perfil de Instagram @cascaveldeouro.
“Nos últimos anos o número de participantes foi um dos pontos altos da Cascavel de Ouro. Em 2018, por exemplo, foram 70 carros inscritos, houve a necessidade de uma repescagem para definir os 55 que largariam”, lembra o piloto Edson Massaro, promotor da prova. “Com a renovação da frota que a Turismo Nacional proporcionou, dividimos o grid neste ano. Aí veio a pandemia e o número de inscritos não atingiu o esperado, mas jamais cogitamos cancelar ou adiar o evento”, ele admite.
Disputada desde 1967, a Cascavel de Ouro mantém-se como segunda corrida mais tradicional do automobilismo brasileiro. Tendo experimentado inúmeros formatos ao longo de 33 edições, a prova destaca vitórias de nomes de prestígio nas pistas, como Chiquinho Lameirão, Nelson Piquet, Pedro Muffato, Constantino Júnior, Ricardo Sperafico e Sérgio Jimenez. O maior vencedor é Edgar Favarin, piloto da Copa Shell HB20, que conquistou a prova sete vezes.
34ª CASCAVEL DE OURO – PARTICIPANTES INSCRITOS
1 – Guto Baldo/Gastão Weigert/Fabiano Cardoso (PR/PR/RS), Renault Kwid/Ferrari Motorsport
2 – Júnior Caús/Paulo Bento (PR/PR), GM Onix/Sorbara Motorsport
9 – Rafael Barranco/Ariel Barranco (PR/PR), VW Gol/Stumpf Preparações
23 – Diego Barroso/Cido Morais (PR/PR), VW Up!/Cesinha Competições
25 – Marcelo Perillo/Vitor Perillo/William Perillo (GO/GO/GO), GM Onix/Clube Petrópolis
44 – Luiz Carlos Ribeiro/Rodrigo Ribas (RS/RS), Toyota Etios/Ourocar-Charrua Racing
53 – Wilton Pena/Lucca Paulinelli (MG/MG), VW Gol/PaceCar Motorsport
54 – Rafa Lopes/Leandro Zandoná (SP/PR), GM Onix/GT1 Motorsport-MP Competições
56 – Peter Ferter/Leandro Totti (MS/PR), Toyota Etios/Ourocar-Agrocete Racing
64 – Lorenzo Massaro/Wellington Cirino (PR/PR), GM Onix/Box 17-Masso-Jack’s
72 – Davi dal Pizzol/Edson Bueno (SC/PR), VW Gol/Roger Competições
74 – Odair dos Santos/Thiago Klein/Beto Monteiro (PAR/PR/PE), GM Onix/Paraguay Racing
77 – Wanderson Freitas/Lamartine Pinotti (MG/SP), VW Gol/Stumpf Preparações
82 – Guilherme Sirtoli/Leônidas Fagundes/Júnior Niju (PR/PR/SC), VW Gol/Porthack Racing
87 – Jorge Martelli/Michel Giusti (MT/SC), VW Polo/GT1 Motorsport-MP Competições
90 – Beto Pontes/Pablo Alves/Thiago Azalini (CE/GO/DF), Fiat Mobi/Landerson Competições
93 – Rafael Colombari/Mário Garibaldi (PR/PR), Ford New Ka/Classe A-Ferrari Motorsport
99 – Geovane Mega/Eduardo Bacarin (GO/CE), Fiat Mobi/Landerson Competições
100 – Evandro Maldonado/Roberto Bonato (PR/PR), Hyundai HB20/Bonato Racing
110 – Eduardo Pimenta/Miguel Galli (PR/PR), VW Up!/Cesinha Competições
111 – Marcos Paioli/Peter Michael Gottschalk (SP/SP), VW Up!/Paioli Racing
117 – Eduardo Berlanda/Juninho Berlanda/Gustavo Magnabosco (SC/SC/SC), Toyota Yaris/MIG Motorsports
132 – Gefferson de Lima/Naor Petry (PR/SC), VW Gol/RB Motorsport
899 – Alexandre Martins/Adriano Martins (SC/SC), GM Onix/AVM Racing
1ª CASCAVEL DE PRATA – PARTICIPANTES INSCRITOS
1 – Júnior Machado/Júnior Schoder (PR/PR), Ford Fiesta/equipe a definir
9 – Rafael Barranco/Ariel Barranco/Gustavo Magnabosco (PR/PR/SC), VW Gol/Stumpf Preparações
21 – Peter Michael Gottschalk (SP), GM Celta/Paioli Racing
22 – Israel Favarin/Gilberto Silva/Júnior Adada (PR/PR/SC), VW Gol/Roger Preparações
27 – Toninho Carvalho/Felipe Lobo/Brendon Zonta (PR/SC/PR), VW Gol/MP Competições
36 – Nilton Rossoni/Júlio Sandini (PR/PR), VW Gol/STR Motors
38 – André Jacob/Kadu Silva (PR/PR), VW Gol/Cesinha Competições
41 – João Lemos (POR), Ford Ka/Ourocar Racing
49 – Pedro Paulo Scherner (PR), Ford Ka/Box 17
64 – Lorenzo Massaro/Wellington Cirino (PR/PR), VW Gol/Box 17-Masso-Jack’s
69 – Gilliard Chmiel/Gelmar Chmiel Júnior (PR/PR), VW Gol/Stumpf Preparações
72 – Davi dal Pizzol/Edson Bueno/Leandro Zandoná (SC/PR/PR), VW Gol/Roger Competições
77 – Wanderson Freitas (MG), VW Gol/Stumpf Preparações
84 – Cido Morais/Diego Barroso (PR/PR), VW Gol/Sete Motorsport
93 – Rafael Colombari/Pablo Alves (PR/GO), Ford Fiesta/Ferrari Motorsport
100 – Nicolas Dall Agnol/Leonardo Kubaski (RS/RS), GM Celta/Tuta Racing
110 – Eduardo Pimenta/Miguel Galli (PR/PR), VW Gol/Box 17-Masso-Jack’s
131 – Rodrigo Bonora/Igor Taques (PR/PR), VW Gol/Bonora Racing
332 – PH Costa/Fábio Tokunaga/Mário Garibaldi (PR/PR/PR), VW Gol/Red Foot Racing Team
637 – Caio Lacerda/Giovani Almeida/Humberto Guerra Júnior (SP/SP/SP), VW Gol/HT Guerra
668 – Rafael Palma/Rafael Copetti (PR/PR), VW Gol/OralSin
Texto: Luc Monteiro