Capa

Copa Truck Automobilismo

Copa Truck define finalistas e um campeão após dia acidentado em Tarumã

Etapa 8 foi marcada por dois graves acidentes, mas também pelo título antecipado de Danilo Alamini na Super.

18.09.2022  |  1.283 visualizações  |  anexos

Não viu a corrida? Clique aqui
Mais fotos da corrida 1: clique aqui
Mais fotos da corrida 2: clique aqui

O encerramento da maratona de quatro corridas da Copa Truck em Tarumã com a oitava etapa contou com quase todos os elementos possíveis: um campeão antecipado, dois acidentes gravíssimos, quatro vencedores diferentes e cinco finalistas definidos. 

A começar pelos acidentes: Kleber Eletric, na classificação, e PP Fernandes, na corrida 1, sofreram os maiores acidentes da temporada 2022: ambos se acidentaram na mesma curva e capotaram, com a cabine se separando do chassi, que se incendiou. No caso de Kleber, foi uma escapada; já PP se envolveu em um enrosco com Daniel Kelemen.

Ambos escaparam ilesos e os danos foram apenas materiais. Já os equipamentos tiveram perda total e, caso queiram correr na finalíssima em Goiânia, no dia 6 de novembro, terão de construir novos caminhões do zero. "Jesus estava on naquele momento. Perdemos o caminhão, mas o importante é que estamos inteiros Deus sabe o que faz", comentou Eletric. "Graças a Deus os danos foram só materiais. Tanto o Kleber quanto eu escapamos sem um arranhão, o que mostra a segurança dos caminhões da Copa Truck", completa Pedro.

Já o campeão antecipado foi Danilo Alamini, que não imaginava fechar a conquista com uma etapa de antecipação após o susto em Interlagos. Mesmo com as vitórias dos rivais Felipe Tozzo e Fabio Fogaça, o catarinense, Alamini completou ambas as provas do dia e fechou o domingo com 42 pontos de vantagem - como teremos só mais 40 pontos em jogo, Danilo pôde fazer a festa. "Realmente não tinha pensado em nenhum momento com a conquista deste título aqui em Tarumã, mas ele veio e só posso agradecer a quem me apoiou, a torcida de Santa Catarina meu time e meus patrocinadores", conta Alamini, campeão em sua quarta temporada na categoria.

Na divisão principal, no entanto, tudo está em aberto. Roberval Andrade e Beto Monteiro venceram, garantindo uma vaga entre os que brigarão pelo campeonato em Goiânia ao lado de Wellington Cirino, Felipe Giaffone e Paulo Salustiano. Tirando Roberval e Salustiano, os outros três tiveram de descartar 19 pontos por conta do regulamento que permite eliminar os dois piores resultados – e isso embolou a tabela de pontos: Cirino vai para Goiânia com 234 pontos, contra 239 de Beto, 224 de Roberval, 223 de Felipe Giaffone e 199 de Paulo Salustiano.

"Como não tinha pontos para descartar, precisava ir para cima e eu fiz. Fechamos a etapa dupla com uma pole, duas vitórias, outros dois pódios e uma grande chance de brigar pelo bi em Goiânia", destacou Roberval, que já foi campeão em 2018 de Scania. "Vou disputar com outros três grandes pilotos e não vou dar vida fácil. Eu quero muito conquistar esse tricampeonato e me manter como o maior campeão da categoria", encerrou Beto.

Os treinos que abrem a decisão da temporada 2022 se iniciam no dia 4 de novembro. Os resultados oficiais completos e a pontuação com os descartes aplicados se encontram em PDF anexo.

A Copa Truck tem o patrocínio de Mercedes-Benz, Iveco, Volkswagen, Goodyear, Maxon Oil, Grupo Randon e Spicer, com apoio de Fras-le, Frum, Auto Avionics, Chiptronic e Brazul.

Mais notícias: www.copatruck.com.br

Fique por dentro de nossas redes sociais 
Instagram: www.instagram.com/copatruck
Facebook: www.facebook.com/copatruck  
Twitter: www.twitter.com/copatruck

  • Beto Monteiro
    (Vanderley Soares/Copa Truck)

  • Wellington Cirino (#6)
    (Vanderley Soares/Copa Truck)

  • Roberval Andrade
    (Vanderley Soares/Copa Truck)

  • Felipe Tozzo
    (Vanderley Soares/Copa Truck)

  • Fabio Fogaça
    (Vanderley Soares/Copa Truck)

  • Paulo Salustiano
    (Vanderley Soares/Copa Truck)

  • Felipe Giaffone
    (Vanderley Soares/Copa Truck)

  • Pódio 2 Super
    (Vanderley Soares/Copa Truck)

  • PP Fernandes
    (Vanderley Soares/Copa Truck)

  • Largada da corrida 2
    (Vanderley Soares/Copa Truck)

  • Alamini celebra título
    (Vanderley Soares/Copa Truck)

  • Pódio 2 Copa
    (Vanderley Soares/Copa Truck)

  • Podio 1 Copa
    (Vanderley Soares/Copa Truck)

  • Largada corrida 1
    (Vanderley Soares/Copa Truck)

  • Pódio 1 Super
    (Vanderley Soares/Copa Truck)

Leia também...

08.09.2025
Está aberto o credenciamento de imprensa para a etapa de Curvelo

Etapa da Copa Truck Petrobras, NASCAR Brasil Series e Copa Hyundai HB20 acontece entre os dias 20 e 21 de setembro no Autódromo Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG).

24.08.2025

Potenza tem Pedro Perdoncini no topo e vitória inédita de Ricardo Alvarez na Elite

Emocionante, etapa disputada neste fim de semana em Lima Duarte foi concluída diante de grande público com duas corridas quentes para embolar ainda mais o campeonato, com os três primeiros separados por somente quatro pontos

24.08.2025

Leandro Totti e Felipe Giaffone vencem em domingo de corridas quentes em Potenza

Diante de casa cheia, Lima Duarte teve corridas com muitas disputas e caos para mexer diretamente na luta pelo título, agora com Giaffone de volta à liderança do campeonato

23.08.2025

Pedro Perdoncini fatura pole e larga na frente na Elite em Potenza

Vice-líder do campeonato consolidou força apresentada nos treinos livres para conquistar segunda pole do ano. Arthur Scherer vai partir da oitava posição neste domingo

Entre em contato