Hyundai Copa HB20 Automobilismo
Com 31 carros na pista, a Copa Hyundai HB20 começou oficialmente neste sábado (22), em Campo Grande, a sua temporada 2025. E bem fiel ao seu perfil de entregar grandes corridas e disputas memoráveis, a categoria proporcionou uma prova repleta de emoções no Autódromo Internacional Orlando Moura. Dono de uma bela história de vida e superação, com carreira vitoriosa e um dos principais nomes do automobilismo brasileiro na pilotagem dos carros de tração dianteira, André Bragantini Jr. foi o vencedor da prova na classe PRO depois de ter caído para sétimo lugar na largada. O primeiro a subir ao pódio da Elite foi Leo Martins, depois de embate direto com Uli Dias — campeão da Super no ano passado. E coube ao estreante Rafael Silva fazer uma prova segura para vencer praticamente de ponta a ponta.
O novo formato da Copa Hyundai HB20 trouxe a inversão do grid para a corrida de sábado nas etapas da categoria. Desta forma, obedecendo à definição na sessão classificatória, Rodrigo Vieira (PRO), Thiago Sansana (Elite) e Gilberto Smozinski (Super) largaram na frente na Corrida 1.
A prova que abriu o campeonato foi extremamente competitiva desde o início, com todas as grandes disputas que consagram a Copa Hyundai HB20 como uma das categorias mais disputadas do automobilismo brasileiro. Bruno Testa fez grande largada depois de iniciar a prova em segundo e pulou para a ponta.
Na Elite, Leo Martins saiu do sétimo lugar e avançou para a ponta em questão de poucas voltas, enquanto Rafael Silva liderou o pelotão da Super depois de ter iniciado a disputa no quinto posto.
Com ritmo forte, Bruno Testa conseguiu manter ligeira diferença para Adilson Jr., enquanto André Bragantini Jr. acompanhava tudo de perto, em terceiro, seguido por Augusto Freitas e Marcus Índio. Logo a seguir a Elite trazia uma disputa interessante entre Leo Martins e Uli Dias pela vitória. Os dois estavam em sétimo e oitavo, respectivamente, na classificação geral. Na Super, Rafael Silva sustentou a dianteira, 5s à frente de Renato Lima, segundo colocado.
A luta pela vitória geral e na PRO esquentou quando restavam dez minutos para a bandeirada. Adilson Jr. apertou o ritmo e colou em Bruno Testa, que tratou de adotar pilotagem defensiva para se manter na primeira posição. Quem tirou proveito da batalha entre os dois foi André Bragantini Jr., que encostou na dupla nas voltas finais.
Testa, Adilson Jr. e Bragantini Jr. entregaram belíssima disputa pela vitória, que teve uma mudança com quatro minutos para o fim, quando o pole position foi punido em 5s por conta de um incidente na largada. Pouco mais atrás, Leo Martins e Uli Dias seguiam duelando pela vitória na Elite e Rafael Silva caminhava triunfar na estreia pela classe Super.
Adilson Jr. passou Bruno Testa e tomou a ponta na pista; ao mesmo tempo, André colocou à prova toda sua experiência para aproveitar a brecha e também fazer uma bela ultrapassagem em cima do carro #15 e, na prática, assumir a liderança da corrida.
A corrida finalizou com Adilson Jr. cruzando a linha de chegada com 0s925 de frente para André Bragantini Jr., em cenário que colocou o piloto do carro #1 como vencedor da prova de abertura do campeonato, seguido por Bruno Testa, enquanto Adilson foi declarado terceiro colocado. Marcus Índio foi o quarto e Lucas Bornemann, o quinto. Na Elite, Leo Martins sustentou a dianteira depois de grande batalha com Uli Dias e passou na linha de chegada por meros 0s463. E Rafael Silva foi o décimo colocado no geral e vencedor na classe Super, com outra grande exibição no autódromo sul-mato-grossense.
A Copa Hyundai HB20 volta a acelerar neste domingo, a partir de 9h40 (horário de Brasília), com a Corrida 2 da etapa de Campo Grande, na qual Adilson Jr. (PRO), Uli Dias (Elite) e Leandro Parizotto (Super) vão largar na pole position. A prova terá transmissão ao vivo por meio do canal oficial da Hyundai Brasil no YouTube, bem como o Canal UOL, que estreia nas exibições do campeonato. A corrida também será transmitida pelo Portal High Speed, enquanto a RedeTV! exibirá um compacto no mesmo dia.
Confira o resultado da corrida deste sábado por categoria e a sequência da programação da Copa Hyundai HB20 em Campo Grande:
Corrida 1
PRO (top-5)
1º - André Bragantini Jr.
2º - Bruno Testa
3º - Adilson Jr.
4º - Marcus Índio
5º - Lucas Bornemann
Elite (top-5)
1º - Leo Martins
2º - Uli Dias
3º - Bruno Massa
4º - Igor Vacari
5º - Gustavo Smozinski
Super (top-5)
1º - Rafael Silva
2º - Silas Passos
3º - Renato Lima
4º - Leandro Parizotto
5º - Silvio Gatão (vencedor Super Master)
Domingo, 23 de março
09h40 – Corrida 2
Mais informações sobre a Copa Hyundai HB20: @copahb20 no Instagram
A Copa Hyundai HB20 tem o patrocínio de Brazzo, Hyundai, Shell, Gabardo, Hyundai Financiamentos e Goodyear, além do apoio de Hipper Freios, Real Radiadores, Tecpads e Zunky Rodas.
Imprensa Copa Hyundai HB20
Bruno Vicaria
11 981963069
A Copa Hyundai HB20 abriu a temporada 2025 em grande forma, com bela prova
(Duda Bairros)
31 carros largaram na abertura da etapa na tarde deste sábado em Campo Grande
(Duda Bairros)
André Bragantini cruza linha de chegada para vencer em Campo Grande
(Duda Bairros)
A temporada teve um início digno da alta competitividade da Copa Hyundai HB20
(Duda Bairros)
André Bragantini Jr. venceu na PRO primeira prova da temporada 2025
(Duda Bairros)
O pódio da categoria PRO com o desfecho da primeira prova da etapa
(Duda Bairros)
Leo Martins venceu disputa com Uli Dias para triunfar na Elite
(Duda Bairros)
Leo Martins festeja vitória em pódio da categoria Elite no Mato Grosso do Sul
(Duda Bairros)
Estreante, Rafael Silva venceu na sua corrida de estreia na Copa Hyundai HB20
(Duda Bairros)
O top-5 da classe Super depois do sábado de emoções da Copa Hyundai HB20
(Duda Bairros)
Pódio da Super Master, com Silvio Gatão no topo no Mato Grosso do Sul
(Duda Bairros)
A Copa Hyundai HB20 completa etapa inaugural de 2025 na manhã deste domingo
(Duda Bairros)