Capa

Hyundai Copa HB20 Automobilismo

Em final caótico, Enzo Falquete, Pedro Garcia e Gustavo Bortolozzo vencem no sábado no Autódromo Potenza

Corrida 1 do GP Santa Cruz do Sul teve lugar nesta tarde no circuito localizado em Lima Duarte. A segunda prova da etapa tem largada neste domingo, a partir de 10h10, com transmissão ao vivo

15.06.2024  |  581 visualizações

A Copa Hyundai HB20 acelerou na tarde deste sábado (15) com a disputa da primeira das duas corridas da etapa batizada como GP Santa Cruz do Sul, que originalmente seria realizada na cidade gaúcha e acontece neste fim de semana no Autódromo Potenza, em Lima Duarte, na Zona da Mata Mineira. A prova no exigente traçado de 3.212 metros e 14 curvas foi vencida por Enzo Falquete (Pro), Pedro Garcia (Elite) e Gustavo Bortolozzo, primeiro colocado na classe Super e piloto da casa.

A prova deste sábado foi bastante movimentada e marcada por algumas quentes disputas por posição em uma tarde de forte calor depois de uma manhã de muito frio em Lima Duarte.

Toda a renda obtida pelo evento durante o fim de semana em Lima Duarte — que reúne também a Copa Truck e a NASCAR Brasil Sprint Race — será revertida para Santa Cruz do Sul, tendo como objetivo movimentar e impulsionar o comércio local, que busca se reconstruir depois da tragédia com as enchentes que afetaram todo o Rio Grande do Sul entre o fim de abril e o último mês de maio. Organizadora do campeonato, a HRacing tem várias dos seus mecânicos baseados em Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, que também foi muito atingida pelas chuvas.

Como foi a corrida — Com céu azul e temperatura ambiente de 28ºC em Lima Duarte, a prova que abriu a terceira etapa do campeonato trouxe grande expectativa em razão do equilíbrio exibido na classificação. Na classe Pro, por exemplo, Enzo Falquete marcou a pole depois de superar Bruno Testa por somente 0s012. Dupla de Adilson Jr., Gabriel Moura largou na frente na Elite, enquanto Uli Dias puxou o grid da Super depois de cravar a posição de honra por meros 0s037 após superar Leandro Parizotto.

Enzo Falquete manteve a liderança na Pro e conseguiu abrir pequena vantagem para Felipe Gama, que veio na segunda posição, seguido por Bruno Testa e Ale Xavier, enquanto o líder do campeonato, Marcus Índio, vinha em sexto, atrás também de Enzo Gianfratti. Pedro Garcia e Gabriel Moura se alternaram na frente no começo da prova na Elite, enquanto Uli Dias sustentou a dianteira na Super nas primeiras voltas, mas depois foi superado por Gustavo Bortolozzo.

Se lá na frente Falquete segurou a primeira colocação, ampliando gradualmente a diferença para Gama, Gabriel Moura conseguiu abrir vantagem na Elite e colocou dois carros entre ele e Pedro Garcia, que vinha na segunda posição. Da mesma forma, Gustavo Bortolozzo conseguiu se desvencilhar de Uli Dias para permanecer na frente na Super, em uma corrida muito movimentada e cheia de disputas em vários pelotões.

Em um dos momentos da corrida, dois líderes de classes diferentes, Pedro Garcia e Gustavo Bortolozzo, lutaram por posição na classificação geral. Outro ponto foi uma disputa entre Gabriel Moura (então líder na Elite) e Rogério Motta. Gabriel foi punido em 5s por conta do incidente com o adversário e viu escapar as chances de vitória.

Até que o safety-car foi acionado por conta de um incidente com Valmir Jr., em cenário que agrupou todos os pilotos para as voltas finais da corrida e trouxe muita emoção em Lima Duarte.  Falquete disparou na frente e partiu para conquistar sua primeira vitória na temporada, com Felipe Gama em segundo e Bruno Testa em terceiro. Gabriel Moura cruzou a linha de chegada na frente na Elite, mas Pedro Garcia ficou com a vitória após a punição imposta ao adversário, enquanto Gustavo Bortolozzo cruzou a linha de chegada na frente, superando Uli Dias.

A Copa Hyundai HB20 tem transmissão ao vivo pelo streaming, com os canais no YouTube da Hyundai, Acelerados, High Speed Brasil e Parc Fermé (em italiano). A prova que fecha a terceira etapa do campeonato tem largada neste domingo, a partir de 10h10. A RedeTV! também trará a íntegra das duas provas no domingo, enquanto os canais SporTV exibem o GP Santa Cruz do Sul ao longo da semana.

Copa Hyundai HB20, etapa 3, GP Santa Cruz do Sul
Autódromo Potenza, Lima Duarte (MG)
Corrida 1, resultado extraoficial (top-5 por categoria)
Pro

1º - Enzo Falquete
2º - Felipe Gama
3º - Bruno Testa
4º - Enzo Gianfratti
5º - Marcus Índio

Elite
1º - Pedro Garcia
2º - Gabriel Moura/Adilson Jr.
3º - Vasco Pedro
4ª - Renata Camargo
5ª - Thaline Chicoski

Super
1º - Gustavo Bortolozzo
2º - Uli Dias
3º - Claudio Harmuch
4º - Vinícius Bortolozzo
5º - Bruno Massa

Programação no Autódromo Potenza
Domingo, 16 de junho

10h10 – Corrida 2
11h00 – Visitação aos Boxes

Cronometragem oficial: www.fastcrono.com.br
Página do Live Timing: www.livetime.com.br 


Não viu a etapa passada? Reveja abaixo:

Etapa 1 - Campo Grande - corrida 1: clique aqui
Etapa 1 - Campo Grande - corrida 2: clique aqui
Etapa 2 - Goiânia - corrida 1: clique aqui
Etapa 2 - Goiânia  - corrida 2: 
clique aqui


Mais informações sobre a Copa Hyundai HB20: 
@copahb20 no Instagram

A Copa Hyundai HB20 tem o patrocínio de Brazzo, Hyundai, Shell, Gabardo, Hyundai Financiamentos e Goodyear, além do apoio de Hipper Freios, Real Radiadores, Tecpads e ProTune.


Imprensa Copa Hyundai HB20
Bruno Vicaria
11 981963069

 

Momentos antes da largada
(Duda Bairros)

Os vencedores da Super (100) e Elite (82) na mesma foto
(Duda Bairros)

A disputa da prova: 343 x 38
(Duda Bairros)

Falquete recebe bandeirada
(Duda Bairros)

Podio Pro
(Duda Bairros)

Podio Elite
(Duda Bairros)

Podio Super
(Duda Bairros)

Podio Super Master
(Duda Bairros)

Leia também...

16.06.2024

Alberto Cattucci, Thiago Lopes e Vinícius Bortolozzo fecham com vitória etapa em Lima Duarte

Terceira etapa da temporada 2024 foi concluída neste domingo no Autódromo Potenza, na Zona da Mata Mineira. Próximo encontro da Copa Hyundai HB20 será no primeiro fim de semana de agosto, em Interlagos

14.06.2024

Primeiro dia em MG vê líder ter problemas e sete milésimos separando os mais rápidos

Enzo Falquete supera Bruno Testa por um piscar de olhos, enquanto Marcus Indio se vê forçado a trocar de motor após quebra.

10.06.2024

Copa Hyundai HB20 retorna a Potenza, pista inédita para a maioria dos pilotos

Dos 33 pilotos inscritos para etapa mineira, somente 14 estiveram na etapa que aconteceu em 2021 - o que deve apimentar a competitividade no fim de semana.

14.04.2024

Nick Monteiro, Thaline Chicoski e Wagner Pontes vencem em domingo de fortes emoções em Goiânia

Prova que fechou a segunda etapa do campeonato só foi definida na última volta. Destaque para a primeira vitória de Thaline Chicoski, que foi às lágrimas com a conquista neste domingo

Entre em contato