Capa

Hyundai Copa HB20 Automobilismo

Em desfecho incrível, Copa Hyundai HB20 coroa Marcus Índio, Pedro Garcia e Uli Dias campeões de 2024

Com muito equilíbrio em todas as categorias ao longo do ano, o campeonato foi concluído neste fim de semana com a definição dos títulos em Goiânia. Última prova do ano teve vitórias de Adilson Jr., Pedro Garcia e Silas Passos

08.12.2024  |  781 visualizações

Foi concluída com muito sucesso, neste domingo (8), a temporada 2024 da Copa Hyundai HB20. O campeonato teve início em março, em Campo Grande (MS), reuniu mais de 50 pilotos ao longo do ano e teve seu desfecho em um fim de semana quente e de fortes emoções no Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna. Depois de uma oitava etapa repleta de grandes disputas e vários duelos empolgantes, a categoria coroou Marcus Índio (Pro) — por apenas um ponto —, Pedro Garcia (Elite) e Uli Dias (Super) como os campeões de 2024.

A última corrida do ano foi de forte calor em Goiânia, com a temperatura ambiente em 32ºC e quase 50ºC no asfalto. Na pista, também foi uma prova bastante quente e recheada de batalhas por posição nas três categorias em jogo. As vitórias ficaram com Adilson Jr. (pela segunda vez na Pro), Pedro Garcia (sexto triunfo no ano na Elite) e Silas Passos (resultado inédito na Super).

Com dramaticidade até depois da bandeirada final, o título da Pro da Copa Hyundai HB20 ficou, de forma incrível, com Marcus Índio. O piloto do carro #21 travou um grande embate ao longo do ano com Alberto Cattucci, que se posicionou como seu principal adversário em 2024. A luta entre os dois durou até a última corrida e foi definida com uma pontuação apertada após os descartes dos quatro piores resultados de cada competidor durante o ano: com duas vitórias e o decisivo segundo lugar na corrida deste domingo, Índio foi confirmado como o grande campeão da temporada com 195 pontos, contra 194 de Cattucci.

Entre lágrimas, Índio vibrou muito: "Para mim, tudo sempre foi muito difícil na vida. Mas é muito mais gostoso quando é assim. Tenho de agradecer a Deus, Nossa Senhora Aparecida, à minha parceira, meu filho, toda nossa equipe técnica da HRacing, todos que estiveram comigo desde o começo. Muito obrigado a todos que torceram, e vamos comemorar", disse.

Cattucci falou sobre o que decidiu o campeonato: os descartes: "Foram 36 pontos... Coisas de corrida, mas o campeonato foi muito bom. É do jogo, e muito feliz por ser competitivo. Claro que fica aquele gostinho. Tive problemas hoje, mas vamos pra frente e pensar no ano que vem", comentou.

Pedro Garcia consolidou o título da Elite com vitória neste domingo em Goiânia. Com seis triunfos e duas poles, o jovem comemorou no topo do pódio com a taça de campeão na sua divisão. "Muito feliz! Um ano de muito aprendizado, meu primeiro completo nos autódromos. Trabalhamos muito para isso, lutamos em todas as corridas pela liderança e construímos nosso campeonato. Botei na cabeça que hoje iria largar para me divertir e foi muito bom. Carro incrível, e conseguimos trazer mais uma vitória pra casa".

Uli Dias confirmou a conquista do campeonato da Super com uma campanha muito forte durante a temporada. Ao todo, o piloto faturou cinco vitórias e alcançou duas poles em 2024. "Passa um filme na cabeça, sempre perseguindo um título como esse. É realmente um sonho", comemorou.

Como foi a corrida — Com a inversão do grid em relação à prova de sábado, coube a Beto Cavaleiro puxar a fila na Pro, enquanto Gabriel Moura liderou o pelotão na Elite e Silas Passos largou na frente na Super, no embate que definiu de vez os futuros campeões de 2024.

À frente do safety-car antes da largada, a Hyundai levou à pista as novas versões dos modelos Palisade, Creta e IONIQ 5. A seguir, a bandeira verde representou o início pra valer da última corrida do ano na categoria.

Beto Cavaleiro fez valer a posição de largada e manteve a dianteira na Pro, seguido por Enzo Gianfratti, Enzo Falquete e Alberto Cattucci. Gabriel Moura permaneceu na frente na Elite e Silas Passos comandou a fila na Super, seguido por Marcelo Zebra e Uli Dias.

Cattucci conseguiu encaixar boa manobra para passar Enzo Falquete ao mesmo tempo em que Adilson Jr. superou os dois. Pouco mais adiante, foi a vez de Gianfratti assumir a liderança, enquanto Cavaleiro perdeu performance e caiu de primeiro para quarto. Gabriel Moura seguiu na frente na Elite, com um carro entre ele e Vasco Pedro, segundo colocado, e Pedro Garcia vinha em terceiro. E Silas Passos mostrou bravura para segurar a ponta na Super.

De ‘camarote’, Cattucci escoltava Gianfratti e Adilson Jr., que travaram grande batalha pela vitória na Pro. Mas o próprio Alberto tinha a sua luta, em embate direto pela taça contra um aguerrido Marcus Índio, que deu tudo de si para buscar o título na prova final. Gabriel Moura fazia bela corrida com o sexto lugar no geral, abrindo quatro carros de vantagem para Vasco Pedro na Elite, e Silas Passos continuou na frente na Super.

Pedro Garcia subiu uma posição, segundo, depois do revés com Vasco Pedro, que abandonou a prova. O piloto avançou minutos depois para a liderança da Elite depois que Gabriel Moura teve uma avaria no carro e foi chamado para os boxes. A ponta na Pro era de Adilson Jr. após ultrapassagem em cima de Gianfratti, enquanto Índio partiu para o ‘tudo ou nada’ e deixou Cattucci para trás, em quarto.

Um duelo que roubou a cena nos minutos finais de prova foi entre Felipe Malinowski — vencedor no último sábado — e o xará Felipe Gama. A disputa durou até a bandeirada final. Também chamou a atenção o embate decisivo envolvendo Índio e Gianfratti pelo segundo lugar. Com forte ritmo, o piloto do carro #21 passou o adversário e foi pra cima de Adilson Jr. na última volta.

Ao fim de 15 voltas, Adilson Jr. cruzou a linha de chegada na frente e fechou a temporada com vitória, seguido pelo campeão Marcus Índio, Enzo Gianfratti, Alberto Cattucci e Beto Cavaleiro. Pedro Garcia consolidou o título com o triunfo na Elite, que teve Rodrigo Vieira em segundo na prova, à frente de Leo Martins, Thaline Chicoski e Matheus Biriba. E Silas Passos faturou o primeiro lugar na Super, à frente de Bruno Massa, Leandro Parizotto, Edu Doriguel — vencedor na Super Master —e Daniel Demayo, que salvou um top-5 depois de enfrentar um entrevero na largada.

A Copa Hyundai HB20 volta a acelerar em março para a abertura da temporada 2025.

Copa Hyundai HB20, temporada 2024
Etapa 8, Goiânia (GO)
Corrida 1, sábado, resultado final (top-5) por categoria
PRO

1º - Felipe Malinowski
2º - Enzo Gianfratti
3º - Alberto Cattucci
4º - Enzo Falquete
5º - Rogério Motta

Elite
1º - Leo Martins
2º - Rodrigo Vieira
3º - Pedro Garcia
4º - Vasco Pedro
5º - Thaline Chicoski

Super
1º - Uli Dias
2º - Bruno Massa
3º - Eduardo Bueno/Eduardo Doriguel
4º - Daniel Demayo
5º - Marcelo Zebra

Corrida 2, domingo, resultado final (top-5 por categoria)
PRO

1º - Adilson Jr.
2º - Marcus Índio
3º - Enzo Gianfratti
4º - Alberto Cattucci
5º - Beto Cavaleiro

Elite
1º - Pedro Garcia
2º - Rodrigo Vieira
3º - Leo Martins
4º - Thaline Chicoski
5º - Matheus Biriba

Super
1º - Silas Passos
2º - Bruno Massa
3º - Leandro Parizotto
4º - Eduardo Doriguel/Eduardo Bueno
5º - Daniel Demayo

Classificação final do campeonato (top-5 por categoria)*
PRO

1º - Marcus Índio, 195 pontos
2º - Alberto Cattucci, 194
3º - Enzo Falquete, 186
4º - Enzo Gianfratti, 178
5º - Felipe Gama, 172

Elite
1º - Pedro Garcia, 242 pontos
2º - Gabriel Moura, 214
3º - Thaline Chicoski, 194
4º - Vasco Pedro, 185
5º - Leo Martins, 174

Super

1º - Uli Dias, 236 pontos
2º - Bruno Massa, 207
3º - Wagner Pontes, 192
4º - Leandro Parizotto, 151
5º - Claudio Harmuch, 150
*pontuação extraoficial

Mais informações sobre a Copa Hyundai HB20: @copahb20 no Instagram

A Copa Hyundai HB20 tem o patrocínio de Brazzo, Hyundai, Shell, Gabardo, Hyundai Financiamentos e Goodyear, além do apoio de Hipper Freios, Real Radiadores, Tecpads e ProTune.

 

Imprensa Copa Hyundai HB20
Bruno Vicaria
11 981963069

  • Título de Marcus Índio veio com muito drama em Goiânia
    (Duda Bairros)

  • Marcus Índio vibra com o título da Copa Hyundai HB20
    (Duda Bairros)

  • A festa de Marcus Índio, campeão da PRO (por um ponto)
    (Duda Bairros)

  • Com Adilson Jr. no topo: o pódio da Corrida 2 na PRO
    (Duda Bairros)

  • O último pódio de 2024 na Super
    (Duda Bairros)

  • Pódio da Elite neste domingo em Goiânia
    (Duda Bairros)

Leia também...

07.12.2024

Felipe Malinowski, Leo Martins e Uli Dias vencem corrida emocionante em Goiânia

Prova que abriu a rodada decisiva do campeonato deixou Alberto Cattucci (Pro), Pedro Garcia (Elite) e Uli Dias (Super) muito perto da conquista dos títulos em jogo na temporada

03.12.2024

Copa Hyundai HB20 descobrirá campeões só depois da corrida final

Aplicação do descarte dos quatro piores resultados só cria mais expectativa nos finalistas das categorias Pro, Elite e Super.

17.11.2024

Copa Hyundai HB20 fecha penúltima etapa com vitórias de Felipe Malinowski, Pedro Garcia e André Pedrotti em Curvelo

Com o desfecho da etapa disputada no Circuito dos Cristais, restam somente duas corridas para que a categoria conheça os grandes campeões da temporada

16.11.2024

Enzo Gianfratti, Gabriel Moura e Bruno Massa encaram chuva para vencer em Curvelo

Prova que abriu a penúltima rodada do campeonato trouxe muita emoção e disputas acirradas da largada à bandeirada no retorno da categoria ao Circuito dos Cristais

Entre em contato