Capa

Hyundai Copa HB20 Automobilismo

Sábado de disputas espetaculares tem vitórias de Felipe Malinowski, Leo Martins e Renato Lima

Corrida que abriu oficialmente a segunda metade do campeonato apimentou ainda mais a luta pelo título. Todos os 27 pilotos que largaram cruzaram a linha de chegada

12.07.2025  |  316 visualizações

Repleta de emoção, da largada à bandeirada, a Copa Hyundai HB20 realizou neste sábado (12) a primeira corrida válida pela quinta etapa da temporada 2025, no fim desta tarde, no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel (PR). Com incontáveis pegas e disputas por posição, a prova que abriu a segunda metade do campeonato foi vencida de forma dominante por Felipe Malinowski na classe Pro. Foi o quarto triunfo do piloto do carro #43 neste ano. Na Elite, Leo Martins conseguiu encaixar grande performance para triunfar, chegando assim a duas vitórias no ano, enquanto Renato Lima terminou em primeiro lugar pela segunda vez seguida, repetindo o resultado alcançado no mês passado em Tarumã, no Rio Grande do Sul.

A prova deste sábado provou também a destreza e o talento dos pilotos da categoria. Dos 27 competidores que largaram no Oeste do Paraná, todos cruzaram a linha de chegada.

A corrida

Com a inversão dos oito primeiros colocados da classificação para cada categoria, Felipe Malinowski partiu na frente na classe Pro, enquanto Thiago Sansana puxou a fila na Elite e Rodrigo Cartolano liderou o pelotão na Super.

Como é de costume na Copa Hyundai HB20, a corrida desta tarde foi recheada de grandes batalhas nas três categorias. Malinowski sustentou a liderança na Pro, enquanto Leo Martins foi um dos competidores que tirou proveito da escapada de Thiago Sansana após enrosco com Igor Vacari e assumiu a liderança. Na Super, a dianteira ficou com Renato Lima após Cartolano perder posições preciosas em meio ao pelotão.

Ainda que seja o traçado mais rápido do calendário, Cascavel oferece outro desafio aos pilotos por ser bastante difícil de ultrapassar. Desta forma, os pilotos tinham de ser arrojados e ir até o limite para conquistar posições, o que proporcionou duelos emocionantes e muitos carros andando próximos ou lado a lado ao longo da prova.

Lá na frente, Malinowski abriu vantagem importante para os demais. Com oito voltas, o piloto do carro #43 tinha 2s580 de frente para Thiago Lopes, enquanto Lucas Bornemann era o terceiro e Marcus Índio, o quarto, enquanto Bruno Testa fechava o top-5. Na Elite, Leo Martins continuava na frente, porém com diferença de menos de um segundo para Uli Dias, ao passo que Renato Lima conseguiu se manter com propriedade e se protegeu do esboço de pressão de Rafael Abolis e Rafael Silva.

Atual campeão, Marcus Índio teve de exercer pilotagem bastante defensiva para se segurar no quarto lugar, mas era muito pressionado por um pelotão cheio de feras como Bruno Testa, Rodrigo Vieira, Adilson Jr. e André Bragantini. O piloto do carro #21 lutou muito, mas não conseguiu permanecer à frente e foi ultrapassado. Em contrapartida, Malinowski caminhava tranquilo rumo à sua quarta vitória no ano. Pouco mais atrás, André Bragantini Jr. e Adilson Jr. — líder e vice-líder do campeonato — travaram outro duelo roda a roda em Cascavel.

A vitória na Elite parecia destinada a Leo Martins, que trilhou caminho seguro desde quando assumiu a liderança. Já na Super, a batalha pelo primeiro lugar envolveu Renato Lima e Rafael Silva, separados por apenas 0s3 já no período das últimas voltas.

De ponta a ponta, Malinowski cruzou a linha de chegada na frente pela quarta vez na temporada e reforçou sua condição de candidato ao título. Thiago Lopes levou a melhor em disputa travada com Lucas Bornemann e terminou na segunda colocação, à frente do seu oponente direto e de Rodrigo Vieira, quarto colocado. Bruno Testa foi o quinto. Na Elite, Leo Martins confirmou a vitória de forma soberana, enquanto Uli Dias foi o segundo e Bruno Massa, o terceiro. Na Super, foi a vez de Renato Lima comemorar o primeiro lugar no Autódromo Zilmar Beux.

Emoção no topo do pódio

Muito emocionado e com a voz embargada, Felipe Malinowski vibrou com a conquista nesta tarde em Cascavel. “Comecei o fim de semana sem estar muito legal, mas conseguimos dar a volta por cima, com muito trabalho. Só tenho a agradecer a todos os meus apoiadores e patrocinadores, a todo mundo. Não dá nunca para desistir. Amanhã vamos pra cima e vamos buscar mais uma”.

Destaque nos treinos na Elite, Leo Martins comemorou um triunfo que foi alcançado diante da família. “Um fim de semana incrível. Fui muito bem nos treinos, embora na classificação não foi tão bom. Não poderia ser melhor começar esse fim de semana com uma vitória em Cascavel, com meus dois filhos acompanhando. Muito, muito feliz”.

Cria do automobilismo virtual, Renato Lima vem se tornando figura frequente no topo do pódio da Super. “Peguei gosto pela vitória, né? [risos]. A primeira veio em Tarumã, depois outra aqui, e vamos por muito mais. Que corrida! Larguei em quinto, logo na largada fui para primeiro e deu tudo certo, consegui segurar o pessoal, e mais um P1”, disse.

Domingo de velocidade

Depois das emoções neste sábado no Oeste do Paraná, o Autódromo Internacional Zilmar Beux reserva mais uma corrida da Copa Hyundai HB20 neste fim de semana. No início da tarde de domingo, a partir de 13h30, a categoria vai acelerar para a prova mais longa da rodada, com 30 minutos mais uma volta, como a disputa que distribui mais pontos na etapa.

A prova terá transmissão ao vivo pelo Canal UOL, canal oficial da Hyundai no YouTube, bem como os canais do HighSpeed e do Parc Fermé, também no YouTube.

Confira o resultado da Corrida 1 da Copa Hyundai HB20 em Cascavel

Categoria PRO (top-5)*
1º Felipe Malinowski
2º Thiago Lopes
3º Lucas Bornemann
4º Rodrigo Vieira
5º Bruno Testa

Categoria Elite (top-5)*
1º Leo Martins
2º Uli Dias
3º Bruno Massa
4º Otávio Colle
5º Thiago Sansana

Categoria Super (top-5)*
1º Renato Lima
2º Rafael Silva
3º Silas Passos
4º Leandro Parizotto
5º Rafael Abolis
*resultados extraoficiais

 

Mais informações sobre a Copa Hyundai HB20: @copahb20 no Instagram

A Copa Hyundai HB20 tem o patrocínio de Brazzo, Hyundai, Shell, Gabardo, Hyundai Financiamentos e Goodyear, além do apoio de Hipper Freios, Real Radiadores, Tecpads e Zunky Rodas.


Imprensa Copa Hyundai HB20
Bruno Vicaria
11 981963069

  • 27 carros alinharam para a largada neste sábado em Cascavel
    (Duda Bairros)

  • Todos os pilotos que largaram viram a bandeira quadriculada neste sábado
    (Duda Bairros)

  • Foi uma prova repleta de grandes disputas por posição
    (Duda Bairros)

  • Os pilotos mostraram destreza e arrojo na pista mais veloz do calendário
    (Duda Bairros)

  • Felipe Malinowski comemora vitória com a família no Oeste do Paraná
    (Duda Bairros)

  • A festa da PRO neste sábado de muita velocidade em Cascavel
    (Duda Bairros)

  • Festa para Leo Martins, o grande nome do sábado na Elite
    (Duda Bairros)

  • O pódio da Elite na Corrida 1 válida pela quinta etapa da temporada
    (Duda Bairros)

  • Renato Lima festejou seu segundo triunfo consecutivo na Copa Hyundai HB20
    (Duda Bairros)

  • Os cinco primeiros colocados no pódio da Super no Autódromo Zilmar Beux
    (Duda Bairros)

  • O domingo traz o desfecho da etapa com a Corrida 2, a partir de 13h30
    (Duda Bairros)

Leia também...

12.07.2025

Rodrigo Vieira, Otavio Colle e Silas Passos largam na frente em Cascavel

O sábado que determinou o grid de largada das duas provas válidas pela quinta etapa do ano consagrou dois pilotos de forma inédita nas classes Elite e Super

09.07.2025

Copa Hyundai HB20 abre a segunda metade da temporada em Cascavel

Essa será também a primeira visita do ano ao Autódromo Zilmar Beux - na próxima vez será uma corrida de duas horas de duração.

15.06.2025

Tarumã fecha etapa desafiadora com vitórias de André Bragantini Jr., Bruno Massa e Renato Lima

Com pista molhada, o exigente traçado gaúcho concluiu neste domingo a quarta rodada do campeonato

14.06.2025

Tarumã tem desfecho de prova incrível e vitórias de Felipe Malinowski, Yassin Aboobakar e Rafael Silva

A corrida que abriu a etapa teve o vencedor da PRO definido apenas na linha de chegada, onde Felipe Malinowski passou Rodrigo Vieira no traçado gaúcho

Entre em contato