Em um mundo "normal",
Lucas Vicente estaria cursando o primeiro ano do ensino médio e iniciando a preparação para o futuro vestibular, começando a analisar qual caminho lhe interessa a seguir na vida. Porém, no caso deste catarinense de 14 anos, a escolha já foi traçada. Inspirado no pai e no irmão que são surfistas nas horas vagas, Lucas pretende dar um passo além e ser um surfista profissional, tudo sob a supervisão de
Leandro Dora, o Grilo, treinador do atual campeão mundial,
Adriano de Souza, e que também trabalhava com
Ricardinho dos Santos.
"O surf me realiza", conta o garoto, que já conta até com um patrocínio de uma grande marca, a
Billabong - integrando um time que possui nomes como
Joel Parkinson, Taj Burrow, Jack Freestone, Ryan Caliman e
Italo Ferreira.
E, com 14 anos, Lucas faz com que muita gente mais velha "reveja" sua forma de viver a vida. Nascido em 2001, Lucas já surfou em lugares que muitos surfistas amadores levam uma vida inteira para conhecer - isso se chegarem a conhecer:
"Já fui para lugares incriveis, como Havaí, Indonésia, Taití, Fiji...", conta Lucas, antes de relacionar as praias. E é nessa hora que o fã do surf baba.
Veja aqui um clipe produzido por Leandro Dora com os treinos recentes de Lucas no Havaí.
"Já surfei em Pipeline, Off The Wall e Rock Point, no Havaí; em Macarronis, Lances Right, Cangu, Desert Point e Supersuck, na Indonésia; em Lobitos e Piscinas, no Peru; em Teahupoo, no Tahiti, e em Cloudbreak e Restaurants, em Fiji, além, claro, das praias brasileiras", comenta Lucas. Para se ter uma ideia, muitos profissionais da elite só conseguem conhecer essas praias quando passam a integrar o World Tour.
No entanto, Lucas não pensa por esse lado. Ele vê essas ondas mais como um desafio que como um sonho:
"É muito importante para mim conhecer esses lugares maravilhosos, pois pude evoluir em ondas sólidas e perfeitas e também a controlar o medo e a adrenalina e buscando sempre a superação. Agora a meta é evoluir nas manobras radicais."
Mesmo com o foco no surf, Lucas não deixa de estudar, intercalando como pode as viagens com o período letivo em Florianópolis, onde mora com os pais, exigentes quando o assunto é o boletim no fim do bimestre.
"O estudo é importantíssimo e meus pais me cobram muito, tenho que combinar treinos, campeonatos, viagens e estudos. O colégio também me apoia muito, apesar de ser muito puxado, mas tenho conseguido tirar boas notas. Pretendo conciliar o surf com os estudos até o final do ensino médio, depois quero me dedicar ainda mais no surf e cair no mundo", conta o jovem atleta.
E, apesar da pouca idade, o currículo impressiona: foi o Atleta Revelação do Troféu Guga Kuerten em 2015; bicampeão Catarinense em 2011 e 2012; campeão Hang Loose Itamambuca em 2014; campeão Hang loose Praia da Baleia em 2014; vice-campeão do Rip Curl Grom Search; campeão em três categorias da ASJ: por equipe Interassociações em 2015; vice-campeão do Ranking Junior (sub-18) e vice-campeão do Bingin Boardriders, na Indonesia em 2014.
É bom saber que o futuro do surf brasileiro está muito bem encaminhado.
Lucas participa de seletiva para o Mundial Pro Junior
A partir desta quinta-feira (5), o Billabong Pro Junior San Bartolo abre as seletivas sul-americanas da WSL South America para o Mundial Pro Junior da World Surf League no Peru. A cidade de San Bartolo fica cerca de 100 km ao sul da capital Lima e vem se tornando o grande palco da categoria na América do Sul. Entre os brasileiros na disputa está o jovem Lucas Vicente, de 15 anos de idade.
"Estou muito empolgado, esta é uma competição muito importante e já estou no Peru para o início das baterias. Espero trazer um troféu para casa e começar bem essa caminhada", conta Lucas.
Mais informações:
XYZ Talents Press
Bruno Vicaria
11. 3144 9924
11. 95772-9682
press@xyztalents.com