Capa

Surfando as ondas mais cabulosas do mundo com apenas 14 anos

Nova aposta do treinador Leandro Dora, o mesmo de Mineirinho e Ricardinho dos Santos, Lucas Vicente já roda o planeta em busca do sonho de seguir os passos de seus ídolos

30.03.2016  |  231 visualizações
Em um mundo "normal", Lucas Vicente estaria cursando o primeiro ano do ensino médio e iniciando a preparação para o futuro vestibular, começando a analisar qual caminho lhe interessa a seguir na vida. Porém, no caso deste catarinense de 14 anos, a escolha já foi traçada. Inspirado no pai e no irmão que são surfistas nas horas vagas, Lucas pretende dar um passo além e ser um surfista profissional, tudo sob a supervisão de Leandro Dora, o Grilo, treinador do atual campeão mundial, Adriano de Souza, e que também trabalhava com Ricardinho dos Santos.

"O surf me realiza", conta o garoto, que já conta até com um patrocínio de uma grande marca, a Billabong - integrando um time que possui nomes como Joel Parkinson, Taj Burrow, Jack Freestone, Ryan Caliman e Italo Ferreira.

E, com 14 anos, Lucas faz com que muita gente mais velha "reveja" sua forma de viver a vida. Nascido em 2001, Lucas já surfou em lugares que muitos surfistas amadores levam uma vida inteira para conhecer - isso se chegarem a conhecer: "Já fui para lugares incriveis, como Havaí, Indonésia, Taití, Fiji...", conta Lucas, antes de relacionar as praias. E é nessa hora que o fã do surf baba.

Veja aqui um clipe produzido por Leandro Dora com os treinos recentes de Lucas no Havaí.

"Já surfei em Pipeline, Off The Wall e Rock Point, no Havaí; em Macarronis, Lances Right, Cangu, Desert Point e Supersuck, na Indonésia; em Lobitos e Piscinas, no Peru; em Teahupoo, no Tahiti, e em Cloudbreak e Restaurants, em Fiji, além, claro, das praias brasileiras", comenta Lucas. Para se ter uma ideia, muitos profissionais da elite só conseguem conhecer essas praias quando passam a integrar o World Tour.

No entanto, Lucas não pensa por esse lado. Ele vê essas ondas mais como um desafio que como um sonho: "É muito importante para mim conhecer esses lugares maravilhosos, pois pude evoluir em ondas sólidas e perfeitas e também a controlar o medo e a adrenalina e buscando sempre a superação. Agora a meta é evoluir nas manobras radicais."

Mesmo com o foco no surf, Lucas não deixa de estudar, intercalando como pode as viagens com o período letivo em Florianópolis, onde mora com os pais, exigentes quando o assunto é o boletim no fim do bimestre. "O estudo é importantíssimo e meus pais me cobram muito, tenho que combinar treinos, campeonatos, viagens e estudos. O colégio também me apoia muito, apesar de ser muito puxado, mas tenho conseguido tirar boas notas. Pretendo conciliar o surf com os estudos até o final do ensino médio, depois quero me dedicar ainda mais no surf e cair no mundo", conta o jovem atleta.

E, apesar da pouca idade, o currículo impressiona: foi o Atleta Revelação do Troféu Guga Kuerten em 2015; bicampeão Catarinense em 2011 e 2012; campeão Hang Loose Itamambuca em 2014; campeão Hang loose Praia da Baleia em 2014; vice-campeão do Rip Curl Grom Search; campeão em três categorias da ASJ: por equipe Interassociações em 2015; vice-campeão do Ranking Junior (sub-18) e vice-campeão do Bingin Boardriders, na Indonesia em 2014.

É bom saber que o futuro do surf brasileiro está muito bem encaminhado.


Lucas participa de seletiva para o Mundial Pro Junior

A partir desta quinta-feira (5), o Billabong Pro Junior San Bartolo abre as seletivas sul-americanas da WSL South America para o Mundial Pro Junior da World Surf League no Peru. A cidade de San Bartolo fica cerca de 100 km ao sul da capital Lima e vem se tornando o grande palco da categoria na América do Sul. Entre os brasileiros na disputa está o jovem Lucas Vicente, de 15 anos de idade.

"Estou muito empolgado, esta é uma competição muito importante e já estou no Peru para o início das baterias. Espero trazer um troféu para casa e começar bem essa caminhada", conta Lucas.


Mais informações:
XYZ Talents Press
Bruno Vicaria
11. 3144 9924
11. 95772-9682
press@xyztalents.com

Lucas Vicente
(Henrique Pinguim)

Lucas Vicente
(Divulgação)

Lucas Vicente
(Divulgação)

Lucas Vicente
(Divulgação)

Lucas Vicente
(Divulgação)

Lucas Vicente
(Divulgação)

Lucas Vicente
(Divulgação)

Pequeno Lucas com Andy Irons
(Divulgação)

Leia também...

19.05.2016

No Rio Pro, Caio Ibelli se consolida como melhor estreante da World Surf League

Atual campeão do WQS agora também figura como único surfista a ter cumprido pelo menos até o quinto round em todas as etapas disputadas em 2016.

25.04.2016

Estreante em 2016 no Mundial de Surf, Caio Ibelli chega ao Rio entre os melhores do mundo

Em apenas três etapas, paulista tem apenas um nono lugar como pior resultado e já ganhou um grande rival em John John Florence.

01.04.2016

Caio Ibelli já garante posição privilegiada no ranking do Mundial de Surf

Atual campeão do WQS assegura no mínimo um nono lugar e 4 mil pontos, que o colocará pelo menos entre os seis melhores após duas etapas disputadas

13.03.2016

Mundial de Surf: Caio Ibelli vence duas baterias e passa para a quarta rodada na Austrália

Campeão mundial do WQS, estreante garante pelo menos a nona colocação na etapa de abertura da temporada, em Gold Coast

Entre em contato