O minidocumentário
"Ricardo dos Santos, um ano sem o anjo da Guarda (SC)", que conta um pouco da vida da família, dos amigos e da cidade de Guarda do Embaú após o assassinato do atleta de 25 anos por um policial que deveria o proteger, é finalista do
Festival de Curtas-Metragens LSA '16, que acontece entre os dias 20 e 22 de outubro no CIC, em Florianópolis.
O curta de 13 minutos é uma parceria do
GloboEsporte.com junto ao
SporTV, com produção e roteiro do repórter
Renan Koerich e de
Ben-Hur Correia, hoje correspondente do SporTV em Las Vegas. Na ocasião, ambos acompanharam de perto o crime, o desenrolar da situação e juntos tiveram a ideia de produzir o material especial.
Além de contar com as imagens do SporTV e do GloboEsporte.com da cobertura do caso, Koerich e Correia tiveram acesso a um HD pessoal de Ricardinho - um produtor contumaz de vídeos de surfe - que estava em posse do amigo cinegrafista
Bruno Zanin. No arquivo, foram encontradas imagens capturadas em
São Paulo, Florianópolis, Guarda do Embaú, Fernando de Noronha e também em
Portugal, cabendo à dupla Koerich/Correia a produção e planejamento das imagens.
O doc contém depoimentos do próprio Ricardo (pertencentes ao Canal OFF, da Globosat, que também colaborou com o projeto), de
Adriano de Souza (o Mineirinho, amigo próximo e campeão mundial de 2015),
Lucas Silveira (campeão mundial júnior),
Alejo Muniz (surfista),
Luciane dos Santos (mãe),
Karol Esser (namorada) e
William Zimmermann (amigo), entre outros, e concorre com outros 26 filmes de cinco países na premiação.
Para Koerich e Correia, além do Festival, o filme também serve como uma homenagem póstuma ao atleta e uma forma de manter viva não só a imagem de Ricardinho - considerado um dos melhores surfistas brasileiros de ondas grandes em todos os tempos, como a fiscalização em torno do julgamento do autor do crime, cujo processo ainda está em andamento.
"
É uma grande honra poder ser finalista no LSA, ainda mais com um tema de tamanha repercussão, que balançou os amantes do surfe e do esporte. Poder contar um pedacinho do legado do Ricardo dos Santos, com tantos personagens que tiveram influência em sua vida, foi um tremendo desafio. Poder dar voz e ecoar essa história, é gratificante. É parte do jornalismo, manter as histórias vivas", destaca Renan, que também tem no currículo a biografia do ex-jogador de futebol Sávio.
"
O mais importante de ser finalista de um festival bacana como esse é que o minidoc será visto por muita gente. O objetivo principal era manter viva a memória do Ricardinho, para que as pessoas possam ver a história de vida incrível que ele teve. Isso é o fundamental. É um prazer imenso poder estar nesse festival muito bem conceituado no meio do surfe", completa Ben-Hur, um dos destaques do SporTV em 2016 e também praticante do surfe nas horas vagas.
"
Para encerrar, nós dois queríamos agradecer ao GloboEsporte e ao SporTV por nos apoiarem nesse projeto e acreditarem na nossa ideia. Essa integração foi vital para a realização do minidoc e é um belíssimo exemplo para projetos futuros. Temos grandes concorrentes e a vitória seria não só uma honra como um prêmio mais que merecido para o Ricardinho e sua família", completa a dupla.
Veja o minidoc na íntegra em:
http://globotv.globo.com/rbs-sc/globo-esporte-sc/v/ricardo-dos-santos-um-ano-sem-o-anjo-da-guarda/4751540/
Ficha técnica - " Ricardo dos Santos, um ano sem o Anjo da Guarda"
Categoria: Minidocumentário;
Duração: 13 minutos ;
Produção e roteiro: Renan Koerich (GloboEsporte.com) e Ben-Hur Correia (SporTV);
Imagens: Canal Off, William Zimmerman, Mark Daniel/Red House Studio, Pedro Carvalho/Red House Studio, Alexandre Ribas, Marco Giorgi, Pablo Aguiar, Leandro Grilo/AprimoreSurf, Bruno Zanin, Paulo Kid e Renan Koerich.
Sobre o Festival de Curtas-Metragens LSA'16
O Lagoa Surfe Arte - LSA, reúne pessoas que são influenciadas pelo estilo de vida ligado ao surfe, artes visuais relacionadas com este universo, além de workshops e conferências com referências do esporte. O evento valoriza o que há de mais bonito e contemporâneo dentro da cultura surfe, servindo de vitrine para a produção artística local, sempre com convidados de destaque e renome nacional e/ou internacional.
Data: 20 a 22 de outubro;
Horário: 19h30 às 21h (Festival de Curtas);
Local: Cinema do CIC (Centro Integrado de Cultura) - Avenida Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, Florianópolis - SC;
Mais informações: www.lagoasurfearte.com.br
Mais informações:
Bruno Vicaria (BV)
11. 98196.3069