Capa

Documentário sobre Ricardo dos Santos é finalista em Festival

Projeto dos jornalistas Renan Koerich e Ben-Hur Correia, feito em uma parceria do Globoesporte.com e do SporTV, compete com outros 26 filmes de cinco países no Festival de Curtas-Metragens LSA'16.

20.10.2016  |  214 visualizações
O minidocumentário "Ricardo dos Santos, um ano sem o anjo da Guarda (SC)", que conta um pouco da vida da família, dos amigos e da cidade de Guarda do Embaú após o assassinato do atleta de 25 anos por um policial que deveria o proteger, é finalista do Festival de Curtas-Metragens LSA '16, que acontece entre os dias 20 e 22 de outubro no CIC, em Florianópolis.

O curta de 13 minutos é uma parceria do GloboEsporte.com junto ao SporTV, com produção e roteiro do repórter Renan Koerich e de Ben-Hur Correia, hoje correspondente do SporTV em Las Vegas. Na ocasião, ambos acompanharam de perto o crime, o desenrolar da situação e juntos tiveram a ideia de produzir o material especial.

Além de contar com as imagens do SporTV e do GloboEsporte.com da cobertura do caso, Koerich e Correia tiveram acesso a um HD pessoal de Ricardinho - um produtor contumaz de vídeos de surfe - que estava em posse do amigo cinegrafista Bruno Zanin. No arquivo, foram encontradas imagens capturadas em São Paulo, Florianópolis, Guarda do Embaú, Fernando de Noronha e também em Portugal, cabendo à dupla Koerich/Correia a produção e planejamento das imagens.

O doc contém depoimentos do próprio Ricardo (pertencentes ao Canal OFF, da Globosat, que também colaborou com o projeto), de Adriano de Souza (o Mineirinho, amigo próximo e campeão mundial de 2015), Lucas Silveira (campeão mundial júnior), Alejo Muniz (surfista), Luciane dos Santos (mãe), Karol Esser (namorada) e William Zimmermann (amigo), entre outros, e concorre com outros 26 filmes de cinco países na premiação.

Para Koerich e Correia, além do Festival, o filme também serve como uma homenagem póstuma ao atleta e uma forma de manter viva não só a imagem de Ricardinho - considerado um dos melhores surfistas brasileiros de ondas grandes em todos os tempos, como a fiscalização em torno do julgamento do autor do crime, cujo processo ainda está em andamento.

"É uma grande honra poder ser finalista no LSA, ainda mais com um tema de tamanha repercussão, que balançou os amantes do surfe e do esporte. Poder contar um pedacinho do legado do Ricardo dos Santos, com tantos personagens que tiveram influência em sua vida, foi um tremendo desafio. Poder dar voz e ecoar essa história, é gratificante. É parte do jornalismo, manter as histórias vivas", destaca Renan, que também tem no currículo a biografia do ex-jogador de futebol Sávio.

"O mais importante de ser finalista de um festival bacana como esse é que o minidoc será visto por muita gente. O objetivo principal era manter viva a memória do Ricardinho, para que as pessoas possam ver a história de vida incrível que ele teve. Isso é o fundamental. É um prazer imenso poder estar nesse festival muito bem conceituado no meio do surfe", completa Ben-Hur, um dos destaques do SporTV em 2016 e também praticante do surfe nas horas vagas.

"Para encerrar, nós dois queríamos agradecer ao GloboEsporte e ao SporTV por nos apoiarem nesse projeto e acreditarem na nossa ideia. Essa integração foi vital para a realização do minidoc e é um belíssimo exemplo para projetos futuros. Temos grandes concorrentes e a vitória seria não só uma honra como um prêmio mais que merecido para o Ricardinho e sua família", completa a dupla.

Veja o minidoc na íntegra em: http://globotv.globo.com/rbs-sc/globo-esporte-sc/v/ricardo-dos-santos-um-ano-sem-o-anjo-da-guarda/4751540/


Ficha técnica - " Ricardo dos Santos, um ano sem o Anjo da Guarda"

Categoria: Minidocumentário;
Duração: 13 minutos ;
Produção e roteiro: Renan Koerich (GloboEsporte.com) e Ben-Hur Correia (SporTV);
Imagens: Canal Off, William Zimmerman, Mark Daniel/Red House Studio, Pedro Carvalho/Red House Studio, Alexandre Ribas, Marco Giorgi, Pablo Aguiar, Leandro Grilo/AprimoreSurf, Bruno Zanin, Paulo Kid e Renan Koerich.


Sobre o Festival de Curtas-Metragens LSA'16

O Lagoa Surfe Arte - LSA, reúne pessoas que são influenciadas pelo estilo de vida ligado ao surfe, artes visuais relacionadas com este universo, além de workshops e conferências com referências do esporte. O evento valoriza o que há de mais bonito e contemporâneo dentro da cultura surfe, servindo de vitrine para a produção artística local, sempre com convidados de destaque e renome nacional e/ou internacional.

Data: 20 a 22 de outubro;
Horário: 19h30 às 21h (Festival de Curtas);
Local: Cinema do CIC (Centro Integrado de Cultura) - Avenida Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, Florianópolis - SC;
Mais informações: www.lagoasurfearte.com.br


Mais informações:
Bruno Vicaria (BV)
11. 98196.3069

Ricardo dos Santos: saudade em forma de minidoc
(Divulgação)

Renan Koerich
(Divulgação)

Ben-Hur Correia
(Divulgação)

Leia também...

29.04.2018

É do Brasil! Lucas Chianca é eleito o melhor surfista de ondas grandes do mundo!

Em noite consagradora, País também garante prêmio de maior onda surfada da história com Rodrigo Koxa.

26.04.2018

Oscar das Ondas Grandes da WSL pode coroar Lucas Chianca

Discípulo de Carlos Burle concorre pelos prêmios de melhor perfomance e maior onda remada no Big Wave Awards, que acontece sexta-feira em Los Angeles.

10.09.2017

Faltou bom senso. E isso vai fazer diferença no fim.

Confusão envolvendo safety car com luz quebrada e regulamento prejudica 90% do grid na segunda corrida do Brasileiro de Turismo de Londrina, principalmente os que estavam na frente por méritos próprios.

09.09.2017

Um segundo que valeu por uma vitória

Com seus principais concorrentes fora, Milani soma mais um pódio e decola nos pontos com a segunda posição em Londrina na corrida 1.

Entre em contato